Com a famosa superstição da romã, varejões de Uberaba registram grande procura pela fruta no Dia de Reis

Foto/Reprodução

Você que está lendo esta reportagem acredita em superstição? Olha, muita gente acredita, viu?! Prova disso é o Dia de Reis, celebrado pela igreja católica nesta quarta-feira (6).

Hoje é o dia em que se encerra o ciclo natalino, com a chegada dos magos Gaspar, Belchior e Baltazar ao presépio onde nasceu o Menino Jesus. Além disso, a data também relembra a tradição da famosa simpatia da romã, que tem como um de seus objetivos trazer prosperidade, e por que não dinheiro, amor, saúde, paz e tranquilidade?

E cada um tem um jeito particular de fazer a simpatia, o mais conhecido é engolir três caroços, jogar o mesmo número para trás e guardar a mesma quantidade na carteira. E não pode esquecer de falar a frase: “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha me faltar”. Algumas pessoas ainda preferem fazer o mesmo processo, porém com seis sementes, numa referência ao dia 6.

Em Uberaba, num levantamento feito pela equipe do Jornal da Manhã, o movimento nos varejões tem sido intenso.

Em um estabelecimento no Mercado Municipal, uma funcionária disse que a procura por lá aumentou pelo menos 80%. Por dia, são vendidas em média 10 romãs; cada unidade custa R$15. Para garantir o estoque e não deixar a clientela na mão, o estabelecimento vem comprando dezenas de caixas nas últimas semanas.

Já em outro varejão na região do bairro Abadia também é grande a procura. O estoque de romã por lá acabou nos últimos dias e as frutas só devem chegar agora no próximo sábado. O gerente Tarik Farhat explicou que muitos clientes estão indo até o varejão ou ligando para perguntar se tem romã. “Era pra chegar mais hoje, eu compro de São Paulo, mas o fornecedor não conseguiu trazer”, explica.

Ainda segundo Farhat, o bom movimento nas vendas da romã se concentra apenas neste período mesmo, não sendo procurado em outras épocas do ano. “É um produto sazonal, não é uma fruta que todo mundo compra. Em outros períodos do ano, apenas um a cada 20 dos meus clientes procura pelo produto”, comenta.

Este ano, devido à pandemia, todas as festividades do Dia de Reis vão ser realizadas de forma online, várias celebrações e missas estão programadas ao longo do dia.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar