Esta é a segunda unidade do HE a receber a iniciativa da Biblioteca Pública Estadual, presente também na sede de Venda Nova, que soma um acervo total de 1.520 livros
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), acaba de entregar mais uma Caixa Estante, serviço da Biblioteca Pública Estadual que leva livros cuidadosamente selecionados a diversas a instituições, com o intuito de democratizar o acesso à cultura e à literatura. Desta vez, quem recebeu o equipamento, com cerca de 200 títulos, foi a unidade de nefrologia do Hospital Evangélico (HE) localizada em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Situado no bairro Fonte Grande, o hospital é o único que atende aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, cobrindo também a demanda dos municípios de Ibirité e Sarzedo. Esta é a segunda unidade do HE a receber a Caixa Estante da Biblioteca Pública Estadual, presente também na unidade de Venda Nova, que soma um acervo total de 1.520 livros.
A ação, que integra o programa de governo Minas Criativa, foi realizada durante a inauguração do projeto “Lendo e Aprendendo” na unidade, que agora conta com um espaço de leitura com 600 títulos diversos, além de cinco dispositivos Kindle e cinco MP3 para pessoas com baixa visão. O acervo pode ser desfrutado pelos 719 pacientes que fazem sessões de hemodiálise no local, além de familiares, acompanhantes e colaboradores do hospital.
Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult-MG, Lucas Amorim, o serviço de Caixa Estante, criado em 1960, expande o alcance da Biblioteca Pública de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade. “Estamos em diversos locais do estado, onde crianças e adultos podem recorrer à leitura como passatempo ou fonte de informação”, destaca.
Além da parceria com a Secult, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), o projeto Lendo e Aprendendo tem patrocínio da VMG Farmacêutica e apoio do Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas, Colégio Batista e das livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro e Savassi.
“O projeto Lendo e Aprendendo tem mobilizado diversos apoiadores para proporcionar momentos de conforto e acolhimento para o nosso público em Contagem. Entendemos que a leitura é uma atividade valiosa que pode oferecer entretenimento, conhecimentos e distração durante a sessão de diálise, que é realizada três vezes por semana, por quatro horas”, destaca o presidente do Hospital Evangélico, Euler Borja.
Sobre o Hospital Evangélico
Fundado há 78 anos, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além do prédio original, no bairro da Serra, mais nove unidades de atendimento médico e de saúde em BH, Contagem e Betim. Em 2023, a rede, que possui mais de 2,6 mil colaboradores, realizou mais de 1,3 milhão de procedimentos médicos, incluindo SUS, convênios e particulares.
Referência em atendimentos de nefrologia, a instituição é a maior fornecedora do SUS para serviços da especialidade em Minas Gerais, com cerca de 3,5 mil pacientes nas unidades de Venda Nova, Contorno, Contagem e Betim. Sua cadeia de tratamento engloba o cuidado medicamentoso, hemodiálise e diálise peritoneal, além de um ambulatório de transplante renal que acompanha mais de 500 pacientes.