Com 17 casos prováveis de dengue, cidade segue com baixa incidência

 

Casos de dengue são tratados com hidratação nas unidades da cidade, que estão preparadas para o atendimento

Secretaria Estadual de Saúde (SES) publicou o Boletim Epidemiológico para dengue, chikungunya e zika vírus. O balanço é referente às últimas quatro semanas, e Uberaba aparece classificada com baixa incidência de casos.

Reportagem do Jornal da Manhã acessou o relatório divulgado ontem, que tem a cidade de Pirajuba, localizada a 100 quilômetros de Uberaba, com a pior incidência da região no período do levantamento. Em Uberaba foram 17 casos notificados como prováveis para dengue, nem um para chikungunya e três para zika vírus, totalizando 20 casos na cidade para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. No mesmo período, últimas quatro semanas, Pirajuba aparece com índice médio de casos com 10 notificados para dengue e nem um para chikungunya e zika.

Dados de outros municípios da região também foram compilados pelo JM. Água Comprida aparece com apenas dois casos notificados para dengue. Campo Florido e Delta não têm casos para as três doenças nas últimas quatro semanas. Conquista aparece com cinco casos no total, três para dengue, um de chikungunya e um de zika. Veríssimo com apenas um caso de chikungunya.

Em Minas já ocorreram 153 mortes por dengue, sendo duas em Uberaba. Em 2019, até ontem, o Estado de Minas Gerais registrou 484.624 casos prováveis – confirmados mais suspeitos – de dengue. Em Uberaba são dois óbitos confirmados para a doença, e nas últimas quatro semanas não houve registro de caso provável. Em todo o Estado são 153 óbitos em 47 municípios e 94 óbitos permanecem em investigação. Na região são seis óbitos. Além de Uberaba, Sacramento registrou um óbito para a doença; Ibiá, também um; Frutal, dois, totalizando seis na região.

Em relação à febre chikungunya, Minas Gerais registrou 2.831 casos prováveis da doença em 2019. Em 2019, até o momento, foi confirmado um óbito por chikungunya do município de Patos de Minas e existe um óbito em investigação.

Já em relação ao zika vírus, foram registrados 753 casos prováveis da doença em 2019, até a data de atualização do boletim. O Estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar