Codau prepara transposição para reforçar rio Uberaba durante seca

Foto/Jairo Chagas


O volume de água no rio Uberaba começa a baixar com o período de estiagem, que deve se manter até outubro 

Com baixa vazão do Rio Uberaba, Codau prepara a transposição do Rio Claro para garantir o abastecimento de água em meio a estiagem que atinge a cidade há mais de 80 dias. Na segunda-feira (18), a autarquia fez os testes nos motores, que já estão preparados para serem acionados e realizar todo o bombeamento. Este ano será utilizado o novo sistema de captação, movido por energia elétrica, além do mecânico, que funciona com diesel.

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da autarquia, Luiz Guaritá Neto, um sistema complementa o outro, que garante abastecimento por mais tempo, caso haja demora na chegada do período chuvoso. “É uma garantia a mais que temos para o trabalho de transposição”

Além disso, ele explica que a barragem no Rio Claro também vai contribuir diretamente com a transposição, pois vai garantir o nível de água para a captação, para os próximos dois meses, caso seja necessário. 

Desde 2003 a transposição é feita para aumentar a vazão do rio Uberaba durante a seca. O trajeto da água é feito por meio do córrego Saudade, que une as duas bacias, a do rio Claro e do rio Uberaba. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar