Codau faz manobras entre reservatórios para garantir abastecimento da cidade

Foto/Divulgação

Manobras de abertura e fechamento de centros de reservação serão executadas para que todos os bairros possam receber água, pelo menos, uma vez ao dia

A Codau está executando as manobras comuns do período de seca, quando o consumo de água se eleva por conta das altas temperaturas, bem acima do normal, além da presença de ventos e da poeira.

As manobras consistem no fechamento e abertura dos Centros de Reservação (CR) para que todas essas unidades sejam mantidas com níveis adequados de reservação. A capacidade total de cada CR é determinante para que haja distribuição homogênea da água para todos os bairros, dando a pressão correta nas redes.

‘Essas estratégias operacionais nos reservatórios garantem que todos os bairros de Uberaba recebam água pelo menos uma vez por dia.  E diferente de cidades do estado de São Paulo e mesmo Curitiba, administradas pela Sabesp e Sanepar respectivamente, onde as empresas já decretaram racionamento, de até 12×36 horas, Uberaba continua sendo abastecida diariamente’, explicou Luiz Guaritá Neto, presidente da Codau. Ele lembrou que a Codau vem desenvolvendo essas estratégicas técnicas há algumas semanas e ainda continuam nestes dias quentes. 

A Companhia acionou todo o sistema de transposição do rio Claro no começo de setembro para aumentar o volume de água do rio Uberaba, que abastece a cidade. Em Uberaba não chove forte desde o dia 22 de julho.

A Companhia alerta a população que neste período de seca é o momento mais importante para que cada um adote medidas de economia, reduzindo desperdícios.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar