Codau aciona o sistema de transposição do Rio Claro

A transposição do Rio Claro foi religada na manhã desta segunda-feira (30). O retorno do período chuvoso ainda não foi suficiente para reabastecer os lençóis freáticos da bacia hidrográfica do rio Uberaba, por isto a Codau precisou acionar os sistema para complementar a vazão do rio, que estava abaixo de 2 mil litros por segundo. Foram religadas as duas bombas elétricas, garantindo a transposição de 400 litros de água/segundo. 

O sistema elétrico (com dois motores) estava desligado desde o dia 16 de novembro e o sistema movido à diesel (com três motores) desde o final de outubro, quando as primeiras chuvas foram registradas no município. “A nova transposição do rio Claro, agora com estrutura elétrica permanente e represa de nível, pode ser acionada sempre que necessário. Mesmo dentro do período chuvoso, podem haver momentos como este em que será preciso complementar a vazão do rio Uberaba”, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

Este ano, o sistema foi ligado no dia 1º de setembro e funcionou com dois motores elétricos e dois motores movidos à diesel em dias intercalados entre setembro, outubro, até meados de novembro. Nesta primeira etapa foram 67 dias de operação.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar