O Cascatinha Country Club permanece parcialmente fechado nesta segunda-feira (13), após interdição do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na última sexta-feira (10). Foram interditados bebedouros, cozinha, sauna, vestiários e os chuveiros. A previsão é de que os equipamentos permaneçam fechado até esta terça, conforme informa o clube em seu site. A piscina, no entanto, permanece disponível para os associados.
A interdição se deu após suspeitas de contaminação da água que abastece o clube. De acordo com a Secretaria de Saúde, algumas pessoas chegaram a procurar hospitais particulares da cidade. Durante a consultas, os médicos perceberam que a maioria dos pacientes tinha passado pelo Clube e apresentavam sintomas de diarreia aguda. A Vigilância Epidemiológica, portanto, foi notificada, e a Vigilância Sanitária deu prosseguimento ao trabalho.
Na sexta, a Vigilância Sanitária informou que “o Clube mantém uma mina, que serve como uma fonte alternativa de abastecimento de água para diversos espaços das dependências da instituição, como bebedouros, cozinha, sauna e vestiários. Diante da situação, a Vigilância Sanitária optou por interdição cautelar do uso dos locais onde a água é proveniente da fonte própria”. O departamento reitera, contudo, que “está liberada a distribuição/venda de alimentos e bebidas fornecidos por terceiros”. “Mas, ressalta-se, que a cozinha está parcialmente interditada, ou seja, nenhuma produção própria pode ser comercializada”, reforçou, em nota encaminhada à Tribuna, na sexta.
A Secretaria de Saúde afirmou que foi dado uma prazo para que a instituição faça as adequações necessárias. O prazo, no entanto, não foi divulgado. A Tribuna novamente tentou, sem sucesso, contato telefônico com o clube nesta segunda. Em seu site, a instituição afirma que que “todos os bebedouros e chuveiros ficarão fechados”. A piscina, no entanto, permanecerá liberada para utilização dos associados. “Essas medidas preventivas objetivam o bem-estar e segurança dos frequentadores do Cascatinha Country Club. Por ser uma situação emergencial, contamos com a colaboração e cooperação de todos”, afirma a nota assinada pela Diretoria Executiva Gestão 2019/2022.
No comunicado, a diretoria afirma que se reuniu na manhã do último sábado para tomar medidas preventivas em relação à situação. De acordo com a nota, a água utilizada no clube será substituída pela água da Cesama e que as caixas d’água serão novamente higienizadas. Conforme o texto, um documento com as ações tomadas pelo clube teria sido encaminhado para a Vigilância Sanitária.
O post Clube Cascatinha permanece parcialmente interditado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.
Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora