Cinco prefeituras da região estão entre as 150 cidades do estado que aderiram ao consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19. Foi o que divulgou a Federação Nacional de Prefeitos (FNP).
Cidades como Ubá, Juiz de Fora, Cataguases, Recreio e Caparaó participam do consórcio. A Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé informou que ainda está analisando a possibilidade de participar. “Tem que analisar muito.Seria uma política pública de saúde diferente do governo federal e estadual. É preciso ter prudência”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Guarino.
De acordo com a entidade, a ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette.
Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.
Clique aqui e confira a lista de todas as cidades brasileiras que aderiram o consórcio.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé