Cidades Históricas de Minas visita a Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro

O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer a Igreja Matriz da tricentenária cidade de Conceição do Mato Dentro, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, que após 15 anos de interdição será reaberta com celebrações, festas e festejos para moradores e turistas, no próximo dia 8 de dezembro, dia da Padroeira da Cidade.

Considerada uma joia rara do Barroco mineiro e brasileiro, a restauração da Igreja Matriz revelou verdadeiras preciosidades escondias debaixo das camadas de tinta, como a descoberta das pinturas da época da construção da igreja, em excelente estado de conservação, trazendo uma grande contribuição ao patrimônio histórico e cultural de Minas e do Brasil.

A Igreja Matriz começou a ser construída em 1702 e só foi finalizada em 1802, sendo tombada pelo IPHAN em 1948, e em 2005 interditada pelo comprometimento de sua estrutura física, quando foram gastos 10 milhões de reais para a completa restauração da Igreja. Foram feitos também a recuperação dos elementos artísticos, projetos luminotécnicos interno e externo, jardinagem, drenagem externa, limpeza e tratamento do piso interno, e instalado sistema de monitoramento por circuito fechado de tevê.

Conceição do Mato Dentro fica a 160km de Belo Horizonte, depois da Serra do Cipó, e tem um importante acervo histórico de Minas Gerais, com igrejas e capelas, além de sediar o Jubileu de Bom Jesus de Matosinhos, que recebe milhares de turistas e cavaleiros no mês de junho. O município tem ainda a mais alta e uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais, a cachoeira do Tabuleiro, que fica no distrito de Tabuleiro, a 20km da sede da cidade.

Para saber mais sobre as comemorações da reabertura da igreja de Nossa Senhora da Conceição e dos atrativos históricos e naturais da cidade é só entrar em contato com a secretaria de Turismo do Município, pelo telefone 31 – 31 3868-2223.

 Programe-se e vá e conhecer essa que é uma das mais representativas cidades históricas de Minas Gerais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar