O programa Cidades Históricas de Minas dessa semana vai te levar para conhecer a bela, singela e aprazível Bom Jesus do Amparo, uma típica cidade mineira que fica a apenas 75km de Belo Horizonte. Situada dentro da Estrada Real, Bom Jesus do Aparo teve seu início juntamente com o Ciclo do Ouro, com a chegada de imigrantes portugueses no final do século XVIII. Prova disso é a famosa Fazenda Rio de São João, patrimônio tombado pelo IPHAN devido a sua relevância histórica, econômica, política e social, papel que também desempenhou no século seguinte.
Muitos são os filhos ilustre de Bom Jesus do Amparo, entre eles o Cardeal Motta, responsável pela construção do santuário nacional da padroeira do Brasil a “Basílica de Nossa Senhora Aparecida” e o violonista, compositor e poeta Mozart Bicalho. Ambos têm sua memória viva na cidade.
E muitas são as trilhas existentes nos arredores de Bom Jesus, ideais para a prática de ciclismo e turismo de aventura, tudo isso tendo inúmeras fazendas históricas como cenário. Outra preciosidade da cidade é a Igreja do Senhor Bom Jesus do Amparo, construída em meados do século XIX. Nela se encontra a única imagem em Minas que representa Jesus Cristo criança, aos 12 anos de idade.
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Amparo acontecerá neste fim de semana, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, quando romeiros e turistas vão participar das festividades com missas, levantamento de mastros, fogos, barraquinhas, bebidas e comidas típicas, congado e banda de música e procissão com a imagem do padroeiro abençoando a todos pelas ruas da cidade. Uma grande demonstração de fé e religiosidade.
Para saber mais sobre Bom Jesus do Amparo entre em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, pelo telefone (31) 3833-1222. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais antigas e aconchegantes cidades históricas de Minas Gerais.
O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.