O programa Cidades Históricas de Minas dessa semana vai te levar para conhecer a bela e emblemática cidade de Congonhas, que tem em seu Santuário do Bom Jesus de Matosinhos uma das imagens síntese de Minas. O Santuário de Congonhas é Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela UNESCO, e sua beleza é reproduzida em todo o planeta, sendo atrativo de turismo mundial, além de receber uma das maiores romarias do Estado e do Brasil.
Compõe o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos a portentosa Basílica do Bom Jesus, as seis Capelas dos Passos da Paixão, que abrigam sete cenas que representam os últimos momentos de Cristo, e os 12 profetas. O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é considerada a obra maior de Aleijadinho e reúne um dos maiores conjuntos barrocos das Américas, configurando um dos mais belos museus a céu aberto do mundo.
Ao lado do Santuário se encontra também o belo e arrojado Museu de Congonhas, concebido como espaço de interpretação do sítio histórico do Santuário, conferindo ao conjunto um valor transcendente e de múltiplos significados. O Museu conduz o visitante a uma experiência de fruição estética, sensorial e intelectual e tem ainda salas para exposições, reserva técnica, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, cafeteria e anfiteatro ao ar livre.
E nem só de história vive Congonhas, pois a 5km do centro histórico encontra-se o Parque da Cachoeira, que tem completa estrutura de lazer, com dez piscinas de água corrente, quadras poliesportivas, campo de futebol, playground, churrasqueiras e quiosques, anfiteatro, restaurante, lanchonete, camping e estacionamento.
Para saber mais sobre Congonhas, visite o Portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br ou entre em contato com a Diretoria de Turismo do Município, pelo telefone (31) 3732-2233.Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais antigas e representativas cidades históricas de Minas Gerais.
O Cidades Históricas de Minas é uma realização da AMIRT – Associação Mineira de Rádio e Televisão com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.
Texto postado por A.W