Chuva de granizo é registrada no distrito de Vermelho e assusta moradores

Os moradores do distrito de Vermelho, localizado a oito quilômetros do Centro de Muriaé ficaram assustados com a chuva de granizo que caiu no final da tarde deste domingo (22).

Vários moradores registraram o fenômeno e postaram nas redes sociais.

A chuva durou cerca de uma hora e de acordo com a Defesa Civil, não há registro de estragos ou feridos.

Os tamanhos das pedrinhas que caíram variavam de 0,5 a 5 centímetros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não é comum chuvas de granizo na região, mas há possibilidade de acontecer devido as altas temperaturas nesta época do ano. A recomendação é procurar um lugar seguro para se abrigar e não ficar exposto durante a queda das pedrinhas. Para quem estiver em rodovias, principalmente com motocicletas, a dica é procurar um local seguro para se abrigar até a chuva passar.

Não é a primeira vez que o fenômeno ocorre em Muriaé. O último registro de grande proporção foi em fevereiro de 2015 no distrito de Bom Jesus da Cachoeira. Na época a chuva durou cerca de 30 minutos e causou diversos estragos no distrito que fica a 18 quilômetros de Muriaé.

Segundo especialistas, o fenômeno acontece devido às gotas de águas que se evaporam sempre no calor e quando chegam às nuvens encontram temperaturas de até -80ºC e viram gelo. Congelando, a água sai do seu estado líquido e se transforma em estado sólido. Por não conseguir permanecer entre as nuvens por causa do peso, ocorre a chuva.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Defesa Civil, existe aviso de chuvas intensas com acumulado beirando até 100 mm para esta segunda (22) e terça-feira (24).

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar