Carolina Veloso/CIA
Charanga da Engenharia da UFU levou troféu, além de premiação em dinheiro revertida em novos instrumentos
A Bateria Charanga, da Engenharia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), venceu o Desafio de Baterias da 4ª edição da Copa Inter Atléticas (CIA). A Charanga é considerada a bateria mais antiga do Brasil. Foi criada, em 1969, por alunos da antiga Faculdade Federal de Engenharia.
Em segundo lugar ficou a Meritíssima, do Direito da UFU, e, em terceiro, a bateria Integrada, da Engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A competição, realizada desde 2015, contou com 20 equipes do Sudeste e Centro-Oeste, o maior número desde que foi lançada.
Cada bateria se apresentou durante 10 minutos. Os jurados foram os mestres da Escola de Samba Império de Casa Verde, Rogério Figueira, o mestre Robson Campos – o Zóinho -, e o mestre da Escola de Samba Independente Tricolor, KlemenGioz. Eles avaliaram harmonia, equalização, apresentação, versatilidade e execução.
As três baterias campeãs receberam troféus, medalhas e bonificação em dinheiro convertida para a compra de novos instrumentos. Também foram premiados os estandartes: Melhor Tamborim, Melhor Agogô, Melhor Chocalho, Melhor Surdo de Marcação, Melhor Surdo de Terceira, Melhor Caixa, Melhor Repique, Melhor Mestre e Melhor Destaque.
Entenda a CIA. São disputas esportivas, em 23 modalidades, que reúnem equipes universitárias de 72 Associações Atléticas Acadêmicas (AAA), de sete estados brasileiros. Os eventos foram realizados em todas as praças esportivas de Uberaba e no "CIA World", complexo montado no CentroPark. Também há comemorações à tarde e à noite, com atrações locais e nacionais.
Postado originalmente por: JM Online