Comuns nesta época do ano, as pipas e papagaios fazem a alegria das crianças e até dos mais velhos. Mas, aquilo que parecia uma simples brincadeira, pode apresentar riscos às pessoas, principalmente aos motoqueiros, quando a linha usada é chilena ou está com cerol. Por causa do aumento de ocorrências de acidentes e até de mortes, a prefeitura de Belo Horizonte tem tomado atitudes para conscientizar a população quanto aos riscos.
Entre as medidas está uma ação realizada pela Guarda Municipal de Belo Horizonte. Os agentes conscientizam aos moradores da capital quanto aos ferimentos graves que as linhas dos papagaios com cerol podem causar. Além, claro, de destacar que isso pode causar mortes. Os guardas ainda ressaltam quais são as punições para quem for pego com linhas nestas condições.
As abordagens educativas têm sido uma das ações realizadas, mas, além desta, a guarda continua fazendo buscas preventivas de material ilegal. Vale lembrar que usar ou comercializar linha chilena ou com cerol é crime.
V.V