Cerca de 1 milhão de jovens brasileiros estão em estágios, mas há déficit de inseridos no mercado de trabalho

Dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário; 17 milhões de jovens estão aptos a trabalhar, mas estão desocupados

De acordo com a Associação Brasileira de Estágio, um milhão de pessoas no Brasil exercem a atividade. São 740 mil postos de estágio no ensino superior e 240 em nível médio-técnico. Ainda há um déficit no número de jovens a estagiar no Brasil. Conforme levantamento do último Censo do INEP/ Ministério da Educação, 17 milhões de estudantes estão aptos a trabalhar, mas estão sem emprego.

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua), 11,1 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos não estudam e nem trabalham. Uma das causas da inatividade é a falta de dinheiro para custear transporte, mensalidades escolares e despesas com alimentação.

A Lei de Estágio de 2008 garante o direito a carga-horária de 6h diárias e 30h semanais. Auxílio transporte, bolsa-auxílio e recesso remunerado são outros direitos no contrato de estágio. Somente na região sudeste são mais de oitenta e nove mil estagiários, de acordo o último levantamento feito em 2016.

O estágio proporciona aos jovens o primeiro contato com o mercado corporativo, possibilidade de ter ocupação durante o período de estudos e fomentar a vontade de trabalhar.

A.W

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar