Cerca de 1.500 pessoas estão em atraso para tomar a 2ª dose contra a Covid em Uberaba

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, na tarde desta quarta-feira (14), que cerca de 1.500 pessoas estão em atraso para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Uberaba. De acordo com a SMS, o atraso pode comprometer o processo de imunização no organismo e deve ser comunicado em um dos três pontos de aplicação disponíveis. Até esta quarta-feira (14), 39.439 pessoas já haviam sido imunizadas com a primeira dose e 12.272 receberam o reforço. 

O prazo para aplicação da segunda dose da Coronavac é de 14 a 28 dias, e da AstraZeneca de três meses. Após a primeira dose, a secretaria assinala no cartão de vacinas a data correta de retorno para a segunda dose. Vale lembrar que a eficácia da imunização prometida em bula apenas é atingida com a segunda dose em ambas as vacinas aplicadas em Uberaba (Coronavac e Astrazeneca) 

Leia mais: Assegurar segunda dose da vacina é essencial para atingir eficácia prometida em bula, diz infectologista Jornal da Manhã – 48 anos

A SMS orienta a todas as pessoas que tenham perdido o prazo que procurem o ponto de vacinação mais próximo para receberem o reforço de imediato. Em caso de novo atraso, a eficácia da vacinação será comprometida.

Em caso de perda do cartão, a recomendação é enviar um e-mail para a Central de Vacinas ou ligar no número (34) 3322-7822, informando CPF, nome completo e data de nascimento. Desta forma, a equipe irá verificar a realização da 1ª dose e emitirá a segunda via do cartão na Central.

Busca Ativa

A prefeita Elisa Araújo, em entrevista recente à Rádio JM, informou que a administração fará a busca dos atrasados assim que o sistema estiver informatizado, em razão do grande número de pessoas. A expectativa, segundo Elisa, é não perder nenhum dos reforços.


 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar