Minas Gerais apresentou aumento na produtividade do setor leiteiro. A produção de leite cresceu 55% em 11 anos. O levantamento foi feito pelo Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O último censo agropecuário em Minas foi feito em 2006. Neste período, as atividades relacionadas à população rural cresceram. O incremento da área irrigada teve aumento de 116% em Minas. O estado apresentou número 52% à frente do Brasil nos últimos 11 anos.
Um dado preocupante é que cresceu o número de estabelecimentos que utilizaram agrotóxicos. Entre 2006 e 2017, o aumento no uso dos produtos proibidos foi de 60%. Mesmo com este aumento, o total de estabelecimentos agropecuários mineiros que usaram agrotóxicos é de 30%.
O Censo Agropecuário 2017 visitou 7,5 milhões de endereços em todo o país. Cerca de cinco milhões foram classificados como lojas agropecuárias. Estes dados divulgados pelo IGBE são preliminares e estão sujeitos a alterações. O estudo consolidado deve ser divulgado em 2019.
A.W