Cemig sedia evento preparatório para o G20 sobre transição energética

Jovens que participaram do Diálogo Regional Y20 elaboraram carta de recomendações para ser discutida na cúpula de líderes mundiais

Foto: Cemig/Divulgação

Jovens de diversas áreas da sociedade civil e representantes do Poder Público participaram do Diálogo Regional Youth20 (Y20), encerrado nessa terça-feira (16), na sede da Cemig, em Belo Horizonte. O evento é preparatório para a Cúpula do G20, que reunirá líderes das maiores economias mundiais em novembro, no Rio de Janeiro. Com o tema “Transição Energética Justa”, o encontro resultou na elaboração de uma carta com sugestões de ações a serem tomadas pelos governos para garantir a geração de energia limpa para todos os cidadãos.

A abertura contou com a participação do governador de Minas, Romeu Zema, que destacou a importância de o Estado sediar discussões como essa. “Estamos aqui falando de um futuro sustentável, responsável, tecnológico e inovador. Eventos como esse trazem responsabilidades para novas ideias que possam atingir outras pessoas e deixar nosso estado cada vez mais limpo e dedicado para o meio ambiente”, afirmou.

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou que Minas Gerais já exerce liderança na transição energética no Brasil. “A Cemig é um dos protagonistas no debate pela transição energética limpa e justa no Brasil. Temos orgulho em dizer que somos uma empresa de energia 100% renovável e a Cemig é a única empresa não-europeia a estar há 24 anos seguidos no índice Dow Jones de Sustentabilidade. Nosso compromisso com esse assunto, portanto, é real. Ficamos muito felizes em receber os jovens para esse debate tão importante para o nosso presente e para o futuro da sociedade e do planeta”, afirma.

Carta de Recomendações
Para definir as ações prioritárias, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir e apresentar ações em quatro temas: governança energética e participação, acesso à energia limpa como transformador social, equidade energética e acesso universal e metas do Plano Local de Ação Climática.

“Esses temas foram prioritários para que pudéssemos redigir a Carta de Recomendações e para que tenhamos a integração da juventude como protagonista na criação de políticas públicas e de oportunidades”, destacou Barbara Abras, presidente do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais e assessora-chefe de Relações Institucionais da Sedese.

A vice-presidente do Y20, Thaiz Nascimento, elogiou as propostas apresentadas e destacou a importância da participação da sociedade civil nas discussões. “Essa é uma oportunidade maravilhosa para os jovens tenham contato com aqueles que estarão nos representando dentro da cúpula do G20. E que os jovens que participaram mantenham-se comprometidos com essa agenda tão importante para o nosso futuro”, disse.

Além das discussões a transição energética, os jovens que participaram do encontro puderam ainda visitar o Centro de Operações do Sistema (COS) da Cemig, onde puderam saber mais sobre o gerenciamento da produção e transmissão de energia.

Confira neste link o conteúdo da Carta de Recomendações

Pesquisar