Treinamentos vão envolver a população do entorno da usina nas cidades de Itutinga e Nazareno, no Sul de Minas
Visando capacitar a comunidade que vive nas proximidades da UHE Itutinga, localizada na divisa dos municípios de Itutinga e Nazareno, a Cemig realiza nesta quarta-feira (18/12), a partir das 10h30, um simulado de evacuação da população da ZAS (Zona de Autossalvamento) da hidrelétrica. O treinamento segue as diretrizes do Plano de Ação de Emergência (PAE) e do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEBM) em atendimento à Lei Federal nº 12.334/2010, que trata sobre a segurança de barragens.
A simulação tem o objetivo de capacitar as pessoas a seguirem as rotas de fuga da região até o ponto de encontro mais próximo, bem como na identificação dos sinais de alerta. A Cemig instruirá a população sobre as rotas dos 13 pontos de encontro da região.
O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, destaca que o treinamento é feito para que a população tenha conhecimento dos elementos de proteção do PAE. Além disso, como Coordenador do PAE, garante a integridade e segurança das barragens da empresa, que mantém rígido controle sobre todos os seus empreendimentos e instalações dentro e fora de Minas Gerais.
“É importante destacar que as barragens estão seguras e não há nenhum risco para a população”, afirma.
“A participação da população no simulado do PAE da UHE Itutinga, é fundamental para que eles tenham conhecimento dos processos em situações extremas. Por meio deste treinamento, serão destacados diversos cenários para garantir a segurança da comunidade, inclusive quais são os pontos seguros em casos de inundações extraordinárias”, ressalta Ivan Carneiro.
A Cemig possui 18 PAEs, abrangendo usinas de maior e menor porte, e conforme determina a legislação vigente, as informações sobre os PAEs da Cemig podem ser consultadas no site da companhia.
Sobre a UHE Itutinga
Construída no rio Grande, em Itutinga-MG, a Usina Hidrelétrica Itutinga iniciou sua operação em 1955. Sua estrutura conta com uma barragem composta por barramentos de terra e concreto, com 550 m de extensão e 23 m de altura máxima.
Localizada à direita hidráulica da Barragem de terra com núcleo de argila, a Tomada d’Água da UHE Itutinga dá início ao circuito de geração da usina. A usina Itutinga tem 52 MW de potência instalada.
Confira abaixo com o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, mais informações: