Programa de Eficiência Energética da empresa visa promover sustentabilidade nas instituições
O Programa de Eficiência Energética (PEE) é um projeto da Cemig criado em 1998, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma de suas propostas atualmente é o investimento de cerca de 70 milhões em 350 hospitais até o fim de 2024. A motivação para esse projeto é reduzir o desperdício de energia e promover sustentabilidade em instituições públicas e filantrópicas que exercem atendimento à sociedade.
Em Juiz de Fora, os hospitais atendidos pelo PEE foram o Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Albert Sabin. No Sul de Minas, o Hospital Renascentista Pouso Alegre e o Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Nesses locais as lâmpadas obsoletas foram trocadas por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e adequadas para a iluminação ambiente. Em Belo Horizonte, o hospital atendido foi o Sofia Feldman, onde foi instalada uma usina solar fotovoltaica que poderá gerar energia por cerca de 20 anos, além da substituição de uma autoclave de 140 litros no local.
O analista de Eficiência Energética da Cemig, Neander Lima, explicou a importância do projeto: “os ganhos em eficiência energética são somados à possibilidade de os hospitais reduzirem parte significativa de suas faturas de energia. Como resultados, os recursos financeiros economizados podem ser revertidos a outras melhorias no atendimento à população”, afirmou ele.
Até o fim do projeto, a intenção da Cemig é economizar cerca de 25 mil MWh por ano. Serão promovidos mais benefícios para os hospitais, como a substituição autoclaves, focos cirúrgicos e secadoras, equipamentos fundamentais para a segurança dos processos de higienização de roupas e instrumentos hospitalares. Além disso, pretende-se instalar 29 usinas solares fotovoltaicas.
Foto: arquivo Cemig