Casos de Dengue aumentam em Minas Gerais

Números vem causando preocupação nas autoridades mineiras

O aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika vem causando preocupação nas autoridades mineiras. O Governo de Minas junto com as prefeituras estão buscando métodos de conscientizar as pessoas para que a doença não se espalhe cada vez mais.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na última segunda-feira (17), já são 207.763 casos prováveis da doença no Estado, sendo confirmados 87.765 casos de dengue em 2023. Além disso, Minas Gerais registrou 39 mortes causadas pela doença e até o momento cerca de 103 óbitos estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, a situação não é diferente, Minas registrou alta nos casos. De acordo com o último boletim, chegaram a 46.766 casos prováveis da doença. O Estado confirmou 18.494 ocorrências da chikungunya. Até o momento, 11 óbitos foram registrados e 13 estão em investigação. Já o vírus da zika, a SES-MG registrou 202 casos prováveis; 19 confirmados e nenhuma morte até o momento.

É importante ressaltar que não devemos deixar água parada nos locais, verificar sempre os vasinhos de plantas em suas casas; observar se as caixas d’água estão tampadas; não jogar lixo em terrenos baldios e também não deixar acumular água em telhados e calhas entupidas.

Também lembramos que se o carro do fumacê estiver passando em sua cidade, deixe as janelas e portas abertas. A orientação dos órgãos oficiais é que retirem os animais que estão próximos à fachada da residência e os levem para o quintal ou fundo da casa enquanto o produto é aplicado.

Foto Raul Santana / Fiocruz

Pesquisar