Foto/Marco Aurélio/PMU
Campanha “Hepatite Zero” realizou até ontem no calçadão 2,5 mil testes, sendo que, a cada mil, quatro pessoas, em média, apresentam a doença
A campanha “Hepatite Zero", realizada pelo Rotary Clube em parceria com a Câmara de Uberaba e Prefeitura Municipal, produziu até ontem cerca de quatro mil testes de detecção para a doença. Reportagem do Jornal da Manhã esteve no estande montado no calçadão da rua Artur Machado, no centro da cidade, e acompanhou as atividades.
Um dos organizadores da ação, vereador Agnaldo Silva (PSD), afirmou que o número está dentro do esperado e que até amanhã (28) a meta de 4.900 testes será alcançada. "No fim de semana temos ação no Mercado Municipal e vamos fechar a campanha na feira do bairro Abadia", programa. As atividades no Mercado Municipal começam hoje, às 8h.
De acordo com Agnaldo, 2.500 testes foram realizados, até ontem, no centro da cidade e 1.500 em outros três pontos: avenida João XXIII, bairro Volta Grande; feira do produtor rural, no bairro Beija-Flor, e Delegacia de Polícia, também no bairro Volta Grande. “Estes testes nos auxiliam a ter uma amostragem de como está o cenário da hepatite em Uberaba e ajudam a Secretaria de Saúde a combatê-la”, destaca.
A cada 1.000 testes realizados em Uberaba, quatro apresentam resultado positivo para a doença. Os números apontam que a hepatite está, silenciosamente, em 0,4% da população de Uberaba. A ação visa alcançar a meta de erradicação da doença até o ano de 2030, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba