Campanha de vacinação contra Gripe de BH convoca grupos prioritários

A vacina é trivalente e protege a população de três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B

O Ministério da Saúde lançou, na segunda-feira (10), a campanha de vacinação contra a gripe. Em Belo Horizonte, a campanha iniciou a primeira etapa nessa terça-feira (4) e é focada em vacinar públicos prioritários. A vacina está disponível em 152 postos de saúde na capital mineira.

A vacina da Gripe é trivalente, ou seja, imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. O programa tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e as mortes devido à infecções provocadas pelo vírus da influenza.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar até o dia 31 de maio 90% do público prioritário, o que significa cerca de 81,8 milhões de pessoas.

Em Belo Horizonte, a Secretaria de Saúde está priorizando idosos a partir de 80 anos, população acamada, residentes nas instituições de Longa Permanência, gestantes e puérperas, imunossuprimidos, trabalhadores de saúde que atuam nos Centros de Saúde, UPAs e Hospitais e trabalhadores que da saúde que atuam em clínicas, consultórios, farmácias, ambulatórios e laboratórios da capital.

A lista de grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde é diferente da primeira lista divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, os outros grupos não contemplados nesta primeira etapa serão convocados ao longo das próximas semanas.

Na capital, os trabalhadores da saúde poderão receber a vacina nos locais onde trabalham. As pessoas acamadas precisam ter feito o cadastro neste link e residentes de instituições de longa permanência serão vacinados pelas equipes dos Centros de Saúde.

Confira os endereços das regionais onde serão disponibilizadas as vacinas. Clique aqui.

As informações são da Itatiaia.

Foto: Freepik.

Pesquisar