Prazo de inscrição será até o dia 16 de setembro
Inicia nesta terça-feira (23) em Belo Horizonte, o cadastramento escolar da rede municipal de ensino para o ano de 2023. Devem realizar as inscrições de forma obrigatória, estudantes que desejam ingressar em uma unidade de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas podem ser feitas através do site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), até o dia 16 de setembro.
Na realização do cadastro precisa ser informado obrigatoriamente o CPF do estudante e de um dos responsáveis, para alunos menores de idade. O procedimento é válido apenas para moradores da capital mineira.
De acordo com a PBH, gestantes também podem realizar o cadastro para garantir a vaga da criança na rede. Basta seguir as orientações disponíveis no site. Se caso o estudante já tiver um irmão ou irmã matriculado(a) em uma Escola Municipal ou em uma Escola Municipal de Educação Infantil, a vaga será providenciada na mesma unidade, desde que estejam na mesma etapa, ou seja, ambos na Educação Infantil ou ambos no Ensino Fundamental.
No site, uma vez realizado o cadastro, o estudante é direcionado para uma vaga, por meio de programa utilizado pela Prefeitura, que considera a proximidade da residência ou do local de trabalho, indicado no endereço fornecido pelos pais e responsáveis, dentro de uma jurisdição escolar.
A Prefeitura disponibiliza ainda para os pais e responsáveis que não possuem acesso à internet, a possibilidade de cadastro nas Diretorias Regionais de Educação, das 8h às 17h. As inscrições também poderão ser feitas na Carreta Digital, que ficará na Praça da Estação entre os dias 24 de agosto e 16 de setembro. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h30. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3277-8872, de 8h às 18h.