Outras palavras gerais relacionadas ao meio também avançaram nesse período, como “rádio ao vivo” (160%), “rádio FM ao vivo” (90%), “rádio FM online” (80%) e “rádio” (60%)
As eleições municipais sempre funcionam como um termômetro importante para medir o grau de proximidade do veículo de comunicação com a população local que ele serve. No pleito deste domingo (6), a cobertura eleitoral feita pelas emissoras de rádio se mostrou novamente fundamental para os eleitores.
No Google Trends, que indica as palavras mais digitadas no buscador, pesquisas como “rádio FM” dispararam 170% no domingo, com pico às 17h, horário de encerramento das eleições na maior parte do território brasileiro. Outras palavras-chave também foram muito buscadas, mostrando o interesse da população pelo rádio em ambientes digitais.
O aumento de 170% está relacionado ao desempenho da busca por “rádio FM” nos últimos sete dias, de acordo com pesquisa realizada ontem (6), às 22h. Outras palavras gerais relacionadas ao meio também avançaram nesse período, como “rádio ao vivo” (160%), “rádio FM ao vivo” (90%), “rádio FM online” (80%) e “rádio” (60%), entre outras.
Termos como “rádio apuração ao vivo” também foram classificados como “aumento repentino” no Google Trends. Nomes de emissoras, como “Rádio Maristela ao vivo”, registraram aumentos significativos no buscador, com essa estação de Torres (litoral gaúcho) registrando uma alta de 4.850% na comparação com o comportamento dessa pesquisa ao longo dos últimos sete dias.
A plataforma agregadora de rádios tudo.radio também atingiu seu maior pico de acessos em comparação a todo o seu histórico, com a alta iniciada às 16h, intensificando-se às 17h e registrando picos a partir das 18h. Os acessos foram generalizados, vindos de grandes centros populacionais como São Paulo, além de pequenas cidades de diversos estados brasileiros.
A dinâmica de alta acima do normal persistiu até as 22h, quando parte das emissoras ainda estava dedicada à cobertura do 1º turno municipal. O recorde anterior pertencia às eleições municipais de 2020, e os acessos de ontem foram três vezes maiores.
Os dados, que ainda serão consolidados por todas as plataformas e emissoras de rádio, mostram que o uso do rádio em ambientes digitais é cada vez mais natural para a população, algo que não é exclusivo do Brasil. Não é raro o tudoradio.com divulgar levantamentos que apontam o crescimento do consumo de rádio via streaming em diferentes regiões do planeta, e a alta nas buscas relacionadas às eleições municipais reforça essa tendência de consumo.
Inclusive, o rádio já vinha se destacando nas análises de cobertura política devido ao impacto da campanha eleitoral obrigatória. Muitos candidatos com tempo superior em função de suas coligações apareceram em vantagem nas pesquisas de intenção de voto ou demonstraram tendência de alta após o início da veiculação da campanha no rádio e na TV. Esse fenômeno também é observado em outros países, como nos EUA, onde os gastos com publicidade em rádio por partidos políticos aumentaram 20% em comparação às eleições de 2020.
Vale lembrar que os dados de acessos ainda serão consolidados e podem sofrer atualizações.
*Informações: Daniel Starck / tudorádio.com