Data é uma oportunidade para discussões sobre a doação sanguínea
Neste sábado (25), é comemorado no Brasil o Dia do Doador de Sangue. A data, além de ser um agradecimento a todos os doadores, alerta para a necessidade de conscientização sobre o tema e a importância de se tornar um doador sempre que possível.
A escolha do mês de novembro é simbólica, visto que é um período que antecede uma baixa no estoque. Devido ao final de ano, as comemorações e férias ocupam a rotina da população, que muitas vezes se esquece da necessidade constante de doação. A data foi criada para trazer a discussão à tona nesse período.
Em Minas Gerais, o órgão responsável pela coleta é o Hemominas, que possui unidades espalhadas por todo o estado. Os interessados em doar devem realizar seu agendamento informando: o municipio de residência; unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas; nome completo; email; CPF; RG; data de nascimento; estado; telefones de contato. Após esse processo, o candidato passará por uma triagem, e caso aprovado, ele poderá doar seu sangue. O processo é gratuito. O agendamento pode ser feito por aqui
Para além da necessidade de doação para seres humanos, poucas pessoas sabem que animais também precisam de sangue. Por causa disso, em agosto a Escola de Veterinária da UFMG criou um banco de sangue para pets, em que os donos podem cadastrar seus animais para doar. Os cães e gatos doadores não sofrem, e podem ajudar outros animais que precisam da transfusão. Se você está disposto a levar seu pet para doar, basta ligar ou mandar mensagem de WhatsApp para (31) 34092000 ou enviar e-mail para [email protected]. Os dias de coleta são terças-feiras e quartas-feiras. O doador receberá um check-up completo sem custo, incluindo exames de sangue para diversas doenças infecciosas. Mais informações podem ser encontradas no site da UFMG.