Na última quinta-feira (30), o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e Tv elegeu, em reunião, seu novo presidente, na sede da Fundação Padre Anchieta – mantenedora da tv Cultura -, em São Paulo. Após concordância de 18 representantes de fundações públicas, o diretor-presidente da Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), Bosco Martins, foi eleito. Ele substitui Sérgio Kobayashi, da rádio Paraná Educativa (E-Paraná), e ficará à frente da entidade por dois anos. Ao lado de Martins, como vice, estará o diretor-presidente da TVE do Espírito Santo, Geraldo Magela.
A eleição recebeu dirigentes de 16 emissoras do Estado. Além deles, participaram também o presidente da Tv Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça, e o Secretário Nacional de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Moisés Queiroz Moreira.
O Fórum tem o objetivo de discutir políticas para o fortalecimento do rádio e da televisão pública e cultural do Brasil. Em entrevista, Bosco falou sobre a importância da aproximação com o governo federal para colocar as emissoras públicas em um melhor patamar. Ele ainda disse que irá procurar os candidatos à presidência da República para falar sobre o assunto.