Iniciativa busca preparar militares e voluntários para atuação em ocorrências relacionadas às chuvas
O Governo de Minas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), já promoveu, entre 2022 e este ano, mais de 8,3 mil capacitações para moradores de áreas de risco em todo o estado para evitar mortes durante o período chuvoso. Nos treinamentos, a população tem a oportunidade de aprender técnicas de autoproteção. Voluntários também são preparados para saber como agir em situações de risco e orientar os demais moradores até a chegada dos bombeiros.
Por meio de oficinas que simulam cenários reais, os membros da comunidade têm a oportunidade de aprender e praticar os procedimentos adequados para cada cenário. As oficinas envolvem conhecimentos sobre primeiros-socorros, acidentes domésticos, nós, amarrações e arremesso de corda, e como proceder diante de enxurradas, inundações, desmoronamentos e soterramentos.
Plano de preparação
Além do treinamento dos moradores, para atender a demanda do período chuvoso, o CBMMG, que está presente em 89 municípios mineiros, se organiza para atuar em várias frentes. A corporação tem estreitado a relação com os municípios para incentivar a evolução de legislações que propiciem a cultura de redução do risco de desastres e retirada dos moradores de locais com maior incidência.
Os militares têm mapeado as áreas de risco, realizado campanhas educativas integradas com órgãos ambientais e de Defesa Civil, mantido planos de contingência atualizados. Além disso, os bombeiros realizam vistorias em encostas, monitoramento de barragens, e visitas em áreas vulneráveis a inundações.