A disputa eleitoral para a presidência da República segue entre Jair Bolsonaro, do PSL e Fernando Haddad, do PT. Jair Bolsonaro havia recebeu mais de 46% dos votos válidos, enquanto Haddad havia registrou pouco mais de 29%.
O resultado matemático foi confirmado oficialmente pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, mesmo sem a totalidade das urnas apuradas.
Segundo o TSE, foram mais de 450 mil urnas apuradas, com mais de 112 milhões de eleitores, que compareceram à votação. Do total de eleitores aptos para votar, mais de 28 milhões não foram às urnas, o que mostra uma abstenção de 20%.
Também foram registrados quase sete milhões de votos nulos e quase 3 milhões de votos brancos. Juntos, somam 9%. Durante o domingo de votação, 149 pessoas foram presas, incluindo cinco candidatos. As principais irregularidades foram boca de urna e propaganda eleitoral.
Foram registradas 2,4 mil substituições de urnas eletrônicas, o equivalente a 0,46% do total do país. O maior número foi em Minas Gerais, onde 487 foram trocadas; seguido de Pernambuco e São Paulo.
O número de substituições caiu mais da metade em relação às eleições de 2014. O segundo turno das eleições de 2018 vai ocorrer no dia 28 de outubro.
Com informações da Radioagência Nacional.
Postado por A.W