Boletim Amirt Notícias – 2 de junho

Hoje é sexta-feira, 2 de junho, e essas são as principais notícias do dia:

Política

Zema vai tratar de emprego e renda em reunião com governadores do Sul e do Sudeste

O governador mineiro Romeu Zema, do Novo, quer debater, com os governadores dos outros seis estados do Sul e do Sudeste, políticas de geração de emprego e renda. O tema deve pautar um encontro dos chefes dos Executivos estaduais em Belo Horizonte, entre esta sexta-feira (2) e o sábado (3). As comitivas estarão na cidade para participar do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Embora a conferência esteja dividida em 12 áreas temáticas, o Palácio Tiradentes acredita que a pauta econômica pode ser a protagonista das conversas. Além dos temas econômicos, o Cosud tem eixos relacionados a assuntos como Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Meio Ambiente, Segurança, Agricultura e Pecuária, Educação, Inovação e Cultura.

Economia

Pacote para carro popular recebe aval de Lula

O pacote de estímulo à produção de carros populares recebeu nessa quinta-feira (1º) o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele apresentou ao Palácio do Planalto a versão final do programa, que será analisada pela Casa Civil. O ministro não informou a data de lançamento. Segundo ele, a data dependerá da agenda do presidente Lula e da superação de entraves burocráticos, como pareceres da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Ele, no entanto, adiantou que espera que a Casa Civil conclua a análise da medida provisória na segunda-feira (5). Haddad apenas disse que o programa durará “em torno de quatro meses” e explicou que a redução temporária de impostos não trará impacto para os cofres públicos porque a fonte de financiamento está definida.

Saúde

Casos de H1N1 crescem entre adultos e diagnósticos de covid-19 caem

Dados do Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (1º), mostram aumento do número de casos de gripe em adultos. Os casos estão associados à influenza A, sendo a maioria por H1N1, vírus que pode ser combatido pela vacina contra a gripe. A análise considera registros até o dia 22 de maio. O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, avalia que é significativo o crescimento de diagnósticos de gripe e por outro lado a queda de casos de covid-19, na mesma faixa etária. Já em relação às crianças, Marcelo Gomes destaca o crescimento também importante de novos casos semanais e de internações por Vírus Sincicial Respiratório, que vem se mantendo desde o mês de abril. Apenas 40% do público-alvo tomaram a vacina contra a gripe no país.

Esporte

Seleção brasileira de atletismo paralímpico é convocada para Mundial

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 51 atletas e 11 atletas-guias (que auxiliam competidores com deficiência visual) para o Campeonato Mundial de atletismo paralímpico deste ano, que será realizado entre 8 e 17 de julho, em Paris (França). Os nomes foram anunciados na última quarta-feira (31), em live transmitida pelo canal do CPB no YouTube. A delegação brasileira neste Mundial é maior que a da edição anterior. Há quatro anos, o país teve 43 convocados para competir em Dubai (Emirados Árabes Unidos). A equipe atingiu a melhor campanha do Brasil na história do evento, com 39 medalhas (14 de ouro, nove de prata e 16 de bronze) e o segundo lugar no quadro geral. O

Policial

Ministério da Agricultura identifica foco de gripe aviária no interior de Minas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nessa quinta-feira (1°), a presença do vírus da gripe aviária em um pato de vida livre. O caso aconteceu em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado. O pato afetado pela doença é da espécie Cairina moschata, chamada de pato-do-mato. Os técnicos do Mapa detectaram a versão de baixa patogenicidade da influenza. Em casos do tipo, o animal apresenta sintomas respiratórios discretos. Segundo o Mapa, a influenza aviária de baixa patogenicidade não implica em notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). 

Previsão do Tempo

Sexta-feira (2), com tempo estável, apenas com variação de nebulosidade em quase toda Minas Gerais. O dia amanhece com nevoeiro na faixa Leste e no Sul do estado. O transporte de umidade mantém o dia com maior concentração de nuvens no centro-leste mineiro. No restante do estado, prevalece sol entre poucas nuvens. A temperatura permanece estável, a mínima foi de 7°C e a máxima é de 33°C.

Em Belo Horizonte, o dia será de céu claro a parcialmente nublado com sensação de frio nas primeiras horas do dia e à noite. Na capital mineira, os termômetros devem oscilar entre 13 °C e 25 °C com umidade do ar mínima em torno de 40% à tarde.

Pesquisar