Hoje é quarta-feira, 19 de outubro, e essas são as principais notícias do dia:
Política
Câmara aprova MP que autoriza compra de vacina pela iniciativa privada
A Câmara dos Deputados aprovou ontem (19) a medida provisória (MP) que libera a compra de vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada. O texto segue para o Senado, onde precisa ser votado até o dia 25 de outubro para não perder a validade. Ao editar a proposta, em vigor desde junho, o governo federal argumentou que a vacinação no país atingiu doses suficientes para contemplar 100% dos grupos prioritários. Além disso, o Ministério da Saúde mantém contrato com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses e a possibilidade de compra adicional de 50 milhões.
Economia
Estado assume liderança nacional na produção de energia solar
Segundo levantamento mensal da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Minas Gerais possui um potencial de geração centralizada de cerca de 28 gw, considerando as usinas em operação, em construção e já outorgadas, cerca de 40% do país. Esse volume é maior do que os quatro outros estados brasileiros com maior potencial (Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará), somados.
Saúde
Mais uma marca faz recall de petiscos após laudo apontar etilenoglicol em produtos
A Balance, que produz alimentos para animais, anunciou que recolheu lotes de produtos após um laudo confirmar a contaminação por etilenoglicol em três bifinhos da marca. Cachorros de vários locais do país morreram por intoxicação pela substância após consumir petiscos de marcas variadas. Na terça-feira da semana passada (11), a Balance publicou uma nota afirmando que recebeu “resultados conclusivos que apontaram a presença de etilenoglicol e de propilenoglicol” em três lotes. De acordo com a empresa, a fabricante havia “assegurado” que não utilizava as substâncias na fabricação dos produtos.
Esporte
Em jogo de três expulsões, Cruzeiro perde para o Guarani e sofre primeira derrota no Mineirão
Após 17 partidas de invencibilidade como mandante e em um jogo marcado por várias confusões dentro do campo, o Cruzeiro foi superado pelo Guarani na noite desta terça-feira (18), no Mineirão. Com o resultado, o time de Paulo Pezzolano, que já conquistou o título da Série B, chegou ao quarto jogo sem vencer, sendo três derrotas consecutivas. Dono do apito no Gigante da Pampulha, Wagner do Nascimento Magalhães expulsou três jogadores do Cruzeiro: o volante Machado, o meia Daniel Júnior e o atacante Edu.
Policial
Grupo é preso por roubar casa de idosos e matar filho deles, em Governador Valadares
Quatro pessoas foram presas após assassinarem um homem de 33 anos e roubarem uma casa na zona rural de Governador Valadares, região do Rio Doce em Minas Gerais. O grupo, composto por um homem, uma mulher e dois adolescentes, foi encontrado cerca de uma hora depois de executarem o crime na madrugada de ontem (18). Um quinto suspeito ainda está sendo procurado.
Previsão do Tempo
Nesta quarta-feira (19), as condições meteorológicas são favoráveis ao aumento da nebulosidade e pancadas de chuva típicas da estação da Primavera em parte do estado de Minas Gerais, por causa da intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas que atuam em parte da Região Sudeste do Brasil. Há possibilidade de chuva, localmente forte, na serra da Mantiqueira na divisa dos estados de MG e SP. Os baixos índices de umidade do ar favorecem a formação de névoa seca no Norte e Noroeste mineiro, sobretudo, no período da tarde.
Em Belo Horizonte o dia será de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 16 °C, a máxima estimada é de 31 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 35% à tarde.