Hoje é quarta-feira, 18 de janeiro, e essas são as principais notícias do dia:
Política
Ministro anuncia órgão para monitorar violência contra jornalistas
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nessa terça-feira (17) a criação, no âmbito da pasta, do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas. A proposta foi levada ao ministro pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O anúncio ocorre pouco mais de uma semana depois dos atos golpistas dia 8 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, foram reportados ao menos 16 casos de agressão contra profissionais de comunicação, segundo balanço do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.
Economia
Indústria puxa contratações temporárias no 1º trimestre
Seguindo a tendência nacional e puxada pela indústria, as contratações temporárias em Minas Gerais devem crescer de 8% a 10% no primeiro trimestre deste ano em relação ao ano passado. A informação é do diretor regional da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), Glaucus Botinha. No País, estima-se a criação de mais de 830 mil vagas entre janeiro e março, uma alta de 8% se comparado ao mesmo período do ano anterior (774 mil vagas).
Saúde
Anvisa proíbe fabricação de sete produtos para cabelos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização que autorizava a fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos. Segundo a agência, os produtos não estavam cumprindo normas sanitárias previstas e os estabelecimentos que tenham o produto para uso de seus clientes devem suspender sua utilização “imediatamente”. Você pode conferir a lista dos produtos no nosso portal portalamirt.com.br.
Esporte
Tite assina rescisão na CBF e não é mais técnico da seleção brasileira
Adenor Leonardo Bachi e Tite continuam a mesma pessoa, mas nenhum dos dois é mais o técnico da seleção brasileira. O gaúcho de 61 anos havia avisado que deixaria o comando da equipe após a Copa do Catar e compareceu nesta terça-feira (17) à sede da CBF, no Rio de Janeiro, para rescindir o contrato. O treinador permaneceu seis anos e meio no cargo. O ex-treinador do escrete canarinho não quis gravar entrevistas, agradeceu aos jornalistas e disse que quem estava ali era o Adenor e não o Tite.
Policial
Homem mata e põe fogo no corpo de filha de 5 anos após ela fazer xixi no chão em Minas
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) pediu, nessa terça-feira (17), a prisão preventiva de um homem de 21 anos suspeito de matar a filha de 5 anos após ela fazer xixi no chão, em Monte Santo de Minas, no Sudoeste do Estado. O suspeito procurou a polícia para confessar o crime. O investigado alegou à polícia que achava que a criança tinha apenas desmaiado, mas percebeu, em seguida, que ela não tinha sinais de vida e se desesperou. Ao constatar que a filha estava morta, o pai teria enrolado em um cobertor e a levou até a zona rural da cidade, onde ocultou o corpo próximo a um riacho, no interior de uma mata, local de difícil acesso. A equipe encontrou o corpo da criança, parcialmente queimado, em avançado estado de decomposição.
Previsão do Tempo
Hoje (18), será mais um dia de sol e calor em Minas Gerais. O dia amanhece com sol entre poucas nuvens em praticamente todo o estado, contudo, a combinação entre aquecimento diurno e disponibilidade favorece a ocorrência de chuva isolada, principalmente, no oeste e sul mineiro. A temperatura máxima supera 30ºC em todas as regiões mineiras, podendo chegar a 34ºC no Norte.
Em Belo Horizonte, o dia será de céu claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. A mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 31 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 40% à tarde.