Hoje é quarta-feira, dia 18 de agosto e essas são as principais notícias do dia:
Política
A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC da reforma eleitoral. Por 347 votos a 135, a medida estabelece a retomada das coligações nas eleições. Além disso, a proposta altera a data de posse do presidente da República para 5 de janeiro.
Entretanto, o Plenário ainda irá analisar alguns destaques da PEC que pretendem retirar, como a cláusula de desempenho para os partidos terem acesso a recursos do Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV.
A greve dos professores da rede estadual de Minas Gerais, que eram contrários ao retorno das aulas presenciais devido a pandemia de Covid-19, encerrou. Desta forma, as atividades serão retomadas na próxima quinta-feira (19).
O fim do movimento ocorreu após audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Além do retorno presencial, os professores terão o prazo de 90 dias para repor as atividades que não foram ministradas. Além disso, haverá abono das faltas-greve.
Ao todo, 1.661 escolas estaduais estão reabertas, em 256 municípios do Estado.
Esporte
A Conmebol negou o protesto do Atlético, com relação a interferência do VAR na expulsão de Nacho Fernández, no jogo de ida contra o River Plate.
Sendo assim, a suspensão se mantem e o meia será desfalque para a equipe alvinegra no embate final contra o time argentino, nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Mineirão.
O Cruzeiro garantiu sua vitória por 1 a 0 sobre o Náutico, dentro do estádio dos Aflitos, pela 19ª rodada da Série B. Thiago saiu do banco no segundo tempo e balançou as redes para a Raposa.
Com o resultado, a equipe celeste chega a 21 pontos e ocupa a 14ª colocação na tabela.
Polícia
Dois vereadores e 14 ex-vereadores de Paracatu, no Noroeste de Minas, são acusados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de corrupção no uso da verba no gabinete.
Uma advogada, três ex-assessores parlamentares, uma servidora da Câmara Municipal e diversos empresários também estão envolvidos no esquema.
Conforme as investigações, com a apresentação das notas fiscais falsas ou irregulares, os vereadores, com o apoio dos assessores processados, causaram um prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 3,5 milhões.
A Polícia Federal prendeu um colombiano, de 50 anos, que estava foragido da Interpol, em Arceburgo, no Sul de Minas.
O estrangeiro é suspeito de cometer dois assassinatos, em novembro de 2004. O homem foi conduzido ao presídio de Monte Santo de Minas, onde aguardará pela extradição.
Previsão do Tempo
Uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva em Minas Gerais, nesta quarta-feira (18). Ainda assim, no extremo Nordeste do estado pode ocorrer chuva leve.
O ar seco favorece a queda dos índices de umidade do ar durante a tarde, no Oeste e no Triângulo Mineiro.
Em Belo Horizonte, a previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A mínima foi de 16ºC e máxima estimada é de 29ºC.