Barragem em Barão de Cocais segue com risco de rompimento

A Defesa Civil continua monitorando a movimentação do talude da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, em Barão de Cocais (MG). A previsão da Agência Nacional de Mineração (ANM) era de que essa parede cedesse até sábado (25) e de que o fato provocasse o rompimento da barragem de rejeito, o que ainda não aconteceu.

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico da cidade e membro efetivo da Defesa Civil municipal, Juvenal Caldeira, apesar do rompimento não ter acontecido, toda a estrutura segue no nível 3 de alerta, o mais alto.

Ainda segundo Caldeira, 400 pessoas que vivem nas comunidades de Socorro, Tabuleiro, Piteira e Vila do Congo, já foram retiradas por eventualmente poderem ser atingidas. Já as vítimas com menores riscos, participaram de dois simulados para emergência.

Segundo a Vale, cerca de um quilômetro da barragem estão sendo montados blocos de granito dentro de telas. Além disso, teve início o trabalho de terraplanagem para erguer um novo muro de contenção de 35 metros de altura, 400 metros de extensão na parte superior, 10 metros de espessura e aterrado cinco metros abaixo do nível do solo. A construção pode levar até um ano.

O post Barragem em Barão de Cocais segue com risco de rompimento apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar