O Hemocentro Regional de Uberaba (unidade da Fundação Hemominas) informa que, em virtude de uma queda observada nas últimas semanas na quantidade de doações de sangue, está baixo o estoque de plaquetas na instituição. Esse hemocomponente é utilizado em cirurgias de grande porte e também para o tratamento de algumas doenças, como a leucemia.
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) as cirurgias cardíacas estão suspensas a partir de hoje (8), em decorrência da baixa quantidade de bolsas de plaquetas no Hemocentro.
“O ideal seria uma média constante de 80 candidatos a doação por dia. Nesta semana essa média diária está em 50 e, na anterior, chegou a 30. Alguns fatores relacionados à baixa são a mudança de estação, com maior ocorrência de resfriados e gripes, e a falta de combustíveis registrada na semana passada”, relata o diretor do Hemocentro, Ricardo Olivo.
Segundo Olivo, como as plaquetas possuem prazo de estocagem de apenas cinco dias, é essencial a constância na doação de sangue por parte da população, sendo preferível a distribuição de pequenos grupos ao longo das semanas, em detrimento de mutirões em um único dia.
Para doar é preciso estar com boa saúde, pesar mais de 50kg, não estar em jejum e ter entre 16 e 69 anos. “Menores de idade podem doar apenas acompanhados dos pais ou com autorização por escrito. Pessoas com mais de 61 anos precisam ter realizado ao menos uma doação prévia até os 60 anos”, esclarece o médico.
Localizado na avenida Getúlio Guaritá, número 250, o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o horário é das 7h30 às 11h. Doações noturnas, das 17h30 às 20h30, são possíveis na segunda quarta-feira de cada mês. Os candidatos podem, também, agendar o horário de coleta pelo telefone 155, opção 1.
Postado originalmente por: JM Online