Evento, realizado na noite deste sábado (22), reuniu a classe artística e profissionais da área técnica para enaltecer as artes, a cultura e a mineiridade

O foyer do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, se transformou, na noite deste sábado (22/2), em um grande salão de carnaval com o “Baile das Artes: Barroco Carnaval da Liberdade”, que reuniu a classe artística e profissionais da área técnica devidamente fantasiados e caracterizados com adereços e objetos que deram cores e um clima festivo ao Palácio das Artes. O “Baile das Artes” também ressaltou a riqueza do Barroco e a alegria contagiante do Carnaval mineiro.
Celebrando 60 anos de dedicação às artes, o diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro Pedro Paulo Cava foi o homenageado da primeira edição do evento, cuja programação contou com apresentações da banda Nossa Roda, da escola de samba Unidos dos Guaranis e do bloco Aflitos do Anchieta, além das participações de Nany People, Kayete Kaka e Walkiria La Roche.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, e o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Josiane de Souza, e a subsecretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Maristela Rangel, também marcaram presença nesta noite de celebração às artes, à cultura e à mineiridade.
“Um baile lindo, uma festa especial que me alegra muito porque resolveram me homenagear. Eu só posso agradecer por dois motivos: quando você é homenageado pelos seus pares, pelas pessoas que fazem a arte com você é muito importante. Esse é o grande reconhecimento. Essa homenagem não é só para mim, é para todos nós, para todos os artistas que elegeram as artes como meio de vida”, disse Cava durante o evento.
Promovido pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais (A.Criem) e pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (Sated-MG), o baile contou com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, e patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O evento, gratuito, também faz parte do calendário do Carnaval da Liberdade 2025 e integra o AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
“O baile ocupou sua casa, o Palácio das Artes. Uma noite linda, que já marcou o Carnaval de 2025, que é o Ano das Artes em Minas Gerais. Parabenizo e agradeço a parceria do Sindicato dos Artistas e Técnicos e da A.Criem por fazerem essa festa com tanta beleza e alegria, típicas do Carnaval de Minas Gerais”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Magdalena Rodrigues, presidente do Sated-MG, destacou que o evento foi uma oportunidade de unir artistas em um momento de confraternização: “Toda vez que a gente tem a oportunidade de se encontrar fora do trabalho para se divertir, confraternizar, se abraçar e ser alegre juntos, é sensacional”.