Aumento de doenças mentais reflete no crescimento de profissionais de psicologia

No Brasil, 11% dos idosos de 60 a 64 anos são diagnosticados com depressão, segundo uma pesquisa divulgada pelo governo federal. A OMS – Organização Mundial da Saúde classifica a doença como “crise global”.

O psicólogo é o profissional que tem mais importância na atenção primária do paciente no sistema de saúde, já que ele tem capacidade de identificar o problema e encaminhar o paciente para que tenha assistência adequada.

No entanto, a formação é essencial. Devido a alta demanda por esses serviços, já que houve um aumento de diagnósticos de doenças mentais, a psicologia está entre as dez graduações mais procuradas no Brasil, conforme os dados do Censo da Educação Superior mais recente, referente a 2017.

Além disso, a psicologia pode ser aplicada em hospitais, clínicas, consultórios, além de empresas. A categoria trabalha em função da melhoria na qualidade de vida e no acompanhamento a pessoas de todas as idades.

O professor Renato Bortoloti, da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que a psicologia tem ganhado também espaço nas pesquisas governamentais, principalmente para entender ou resolver fenômenos que antes se associavam apenas a áreas que as pessoas afirmavam estar ligadas a problemas conjunturais.

Vale lembrar que na última terça-feira (27), foi comemorado o Dia do Psicólogo, uma profissão muito importante para a sociedade.

(com supervisão de Patrícia Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar