O programa visa garantir água tratada e saneamento em pequenas localidades do Estado
Para debater o programa Universaliza Minas, que visa garantir água tratada e saneamento básico em pequenas localidades do Estado, a Comissão de Minas e Energia promoveu uma reunião nesta quarta-feira (18/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Assinaram o requerimento os deputados da comissão: Gil Pereira (PSD), presidente; Bim da Ambulância (Avante), vice; e Ricardo Campos, membro efetivo.
Para o deputado Gil Pereira, o Universaliza Minas é um programa importante do governo, especialmente para as regiões Norte, Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Serão aplicados quase R$ 300 milhões em distritos de todas as regiões do Estado, que sofrem com o desabastecimento.
Confira a entrevista com o deputado:
Copasa:
O Programa Universaliza Minas da Copasa é pioneiro no Brasil em atendimento à população em áreas rurais e em comunidades urbanas em vulnerabilidade.
Assim, o Universaliza Minas levará água tratada e esgotamento sanitário para localidades rurais e de baixa densidade populacional nas áreas onde a infraestrutura ainda é incipiente.
A Copasa já atende 99,6% de seus clientes com água tratada e 79,4% com esgoto coletado e tratado e o Universaliza potencializa o crescimento desses números.
Essa iniciativa da Copasa atende a uma reivindicação histórica das comunidades que vivem em localidades e distritos mais afastados dos grandes centros urbanos e que nunca tiveram acesso ao saneamento básico.
- 142 municípios
- 371 localidades
- 225 mil pessoas beneficiadas
- R$ 304 milhões de investimento inicial
O prazo da Copasa é de 24 meses.
Crédito das fotos: Carlos Humberto Luz