Atlético-MG pode superar feito de 2013 quando foi campeão no comando de Cuca

Depois de vencer o Cerro Porteño no Paraguai por 1 a 0, o Atlético-MG não só garantiu a classificação em primeiro lugar do Grupo H para as oitavas de final da Conmebol Libertadores, como também pode encerrar sua participação na fase de grupos sendo o time de melhor campanha no torneio continental. Um fato curioso é que em 2013, também no comando do supersticioso Cuca, o Galo foi o primeiro colocado geral e se sagrou campeão da competição.

Na ocasião, o clube mineiro fez 15 pontos, em seis jogos, com cinco vitórias e apenas uma derrota. Na final no Mineirão contra o Olimpia, precisava reverter placar de 2 a 0 do jogo de ida, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Com gols de Jô e Leonardo Silva, os comandados de Cuca levaram a decisão para a prorrogação, venceram por 4 a 3 nos pênaltis e conquistaram o primeiro título do clube no torneio.

Agora, o Galo pode ter o seu melhor desempenho na história da fase de grupos da competição. O time soma 13 pontos e não pode ser alcançado por mais nenhum concorrente, caso vença o já eliminado e lanterna La Guaira, da Venezuela, no Mineirão e chegue aos inéditos 16 pontos. Caso empate ou perca, precisará torcer por tropeços de Palmeiras, Barcelona, Racing, Argentinos Juniors e Flamengo para seguir como o melhor entre os 32 participantes do torneio.

É verdade que em 2017 o time mineiro também terminou a fase de grupos na primeira colocação geral (13 pontos), mas na ocasião, era treinado por Roger Machado e foi eliminado nas oitavas de final para o Jorge Wilstermann, já sob o comando de Rogério Micale.

Cuca, por sua vez, quebrará um novo recorde e este, sem fazer nenhum esforço. Ele se tornará o treinador com mais jogos dirigindo Galo na Libertadores. Diante do Cerro Porteño, completou seu 17º jogo no torneio e igualou a marca de Levir Culpi. Dessas 17 partidas, 14 foram na edição campeã de 2013. Vale lembrar que em 2021, ele estava suspenso nos dois primeiros jogos – contra o próprio La Guaira e contra o América de Cali – e foi substituído por Cuquinha.

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar