No próximo sábado (24) a Associação dos Surdos de Muriaé realizará a 6ª edição do evento “Libras na Praça”. A intérprete de Libras e vice-presidente da associação, Rosane Silva, e o 1º tesoureiro e responsável pela área de comunicação da entidade, Marcelo Bittencourt, concederam entrevista a Rádio Muriaé na manhã desta quinta-feira (22) e falaram sobre a programação do evento.
(Assista a entrevista completa no vídeo acima)
O foco do evento é a inclusão social. Durante boa parte da manhã haverá demonstração de interpretação de libras, teatro, música, pintura facial entre outras atividades. Haverá também a participação de diversos órgãos e autarquias da Administração Pública Municipal que apoia o evento.
“Libras na Praça” acontecerá na praça João Pinheiro entre 9h e 12h e é aberto a todo o público.
Associação dos Surdos de Muriaé
Ao longo do ano a associação promove aulas regulares para surdos e pessoas que também não tem deficiência auditiva. O curso básico tem duração de 6 meses e as aulas acontecem aos sábados na escola estadual Doutor Silveira Brum, no Centro de Muriaé, das 14h às 17h.
A inscrição está aberta até o dia 3 de março e custa R$50, já a mensalidade tem o valor simbólico de R$30.
Libras
LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
Ela tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.
No Brasil, a língua brasileira de sinais foi estabelecida através da Lei nº 10.436/2002, como a língua oficial das pessoas surdas.
Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.
Fonte : Rádio Muriaé
Postado originalmente por: Rádio Muriaé