Arquiteto ensina como adequar o ambiente de trabalho à sua casa

No ano passado, 3,8 milhões brasileiros revelaram trabalhar dentro de casa. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, o que antes era uma escolha, agora tem quase que se tornado uma obrigação, já que na última semana muitos trabalhadores tiveram que mudar a rotina para evitar a disseminação do novo coronavírus. Dentre as medidas, está a de não sair de casa.

Para não misturar a rotina de trabalho com as obrigações do lar é importante adequar o ambiente para não perder a produtividade. O arquiteto Maycon Altera explica que o espaço necessário depende da demanda de serviço. Por exemplo, se o trabalhador usa material impresso ao invés de digitalizado, ele provavelmente precisará de um espaço maior.  “O espaço também tem que ter boa iluminação, seja natural ou artificial. Além disso, é interessante que você organize para que tudo fique próximo de você, desta forma, seu rendimento será maior”.

Maycon também conta que muitos optam por usar a mesa de jantar para trabalhar devido ao tamanho. Mas, que nem sempre, esta é uma boa opção. “Este é o primeiro espaço que a gente pensa. Porém, muitas das vezes, a sala de jantar esta integrada a de TV. Então é preciso tomar cuidado se a TV não vai prejudicar a sua produtividade e a  circulação de pessoas, já que isso pode tirar sua atenção”.

Para que o trabalhador consiga atender todas as demandas diárias é preciso organização. “No dia a dia você tem afazeres de casa e afazeres de trabalho. Então trabalhando em casa você tem que tomar muito cuidado para que as coisas não se misturem. O ideal é fazer um cronograma de trabalho com o horário que você começa e termina e com os intervalos das refeições para que você não busque fazer refeições fora dos horários. Deixar as refeições preparadas é uma ótima alternativa para que você consiga uma ótima produtividade”, destaca Maycon.

Além disso, estabelecer metas entre os colaboradores também é bastante importante para se manter a produtividade. “Nós temos ferramentas muito legais hoje em dia que a gente pode se beneficiar delas, como WhatsApp que faz foto, vídeo e dá para discutir informações e saber a opinião de todos. No Skype também podemos fazer videochamadas e compartilhar as telas, quase que se estivéssemos interagindo em um espaço físico”.

 

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: