Em Brumadinho e municípios da Bacia do Paraopeba, mais de 3,5 mil pessoas receberam atendimentos no Programa de Assistência Integral ao Atingido
O Programa de Assistência Integral ao Atingido (PAIA) é uma iniciativa desenvolvida pela Vale, que visa auxiliar as famílias afetadas pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, e nos municípios da Bacia do Paraopeba. Até o momento, o programa já atendeu mais de 3,5 mil pessoas. O objetivo principal do PAIA é ajudar as famílias indenizadas a planejar suas vidas diante das novas condições econômicas e socioambientais, respeitando sempre suas escolhas e desejos.
A adesão ao programa é voluntária, ou seja, apenas aqueles que foram indenizados e têm interesse podem utilizar os serviços oferecidos. A solicitação para participar do PAIA pode ser feita no momento da assinatura do acordo ou após sua homologação. Além disso, os participantes têm a liberdade de interromper os atendimentos a qualquer momento. Até agora, cerca de 35% das pessoas indenizadas se inscreveram em pelo menos uma das frentes do programa.
O PAIA oferece uma variedade de serviços, incluindo consultoria para a compra assistida de imóveis, educação financeira, retomada produtiva urbana e rural, e apoio psicossocial. As famílias têm a oportunidade de participar de mais de uma frente, de acordo com suas necessidades e interesses.
Na área de compra assistida de imóveis, as famílias recebem suporte técnico durante todo o processo. É realizado um diagnóstico para entender suas necessidades e desejos, identificar o tipo de construção mais adequado e verificar a documentação necessária. A família tem liberdade para fazer alterações em qualquer etapa do processo.
No âmbito da consultoria financeira, são oferecidos de sete a oito encontros com especialistas, que levam em consideração os planos de curto, médio e longo prazo das famílias.
O apoio psicossocial é realizado por uma equipe especializada do PAIA, que oferece atendimentos com escuta ativa, orientação e encaminhamento das demandas apresentadas.
A retomada produtiva é outra área de atuação do programa, que oferece apoio na elaboração e entrega de planos de negócios para atividades urbanas e rurais. Os participantes recebem consultoria para análise da viabilidade técnica e planejamento dos próximos passos. O processo tem duração média de quatro meses.