Após festas de final de ano, Uberaba registra mais de 200 casos de Covid em 48h

Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) voltou a divulgar o Monitoramento Diário da Covid-19, após suspensão de um dia. O documento mostra um salto no número de casos, depois das festas de final de ano. 

Os números dos primeiros dias do ano, segundo os documentos, apontavam poucas alterações nos casos positivos confirmados na cidade. O primeiro boletim da Covid-19 divulgado depois da posse da nova gestão, no sábado (02), apresentava 10.041 casos positivos; o de domingo (03), 10.052 casos e o de segunda-feira (04), 10.058 positivos. 

Questionada sobre a inconsistência dos dados, que sofreram irrisória alteração, a Secretaria de Saúde optou por suspender a divulgação das informações. Em nota distribuída à imprensa, a pasta informou que ocorreram dificuldades de acesso às planilhas devido à transição de governo e que a decisão foi justificada para que não fossem repercutidos dados imprecisos sobre a doença na cidade.

Com a situação resolvida, o último boletim, divulgado na noite desta quarta-feira (06), abriu um panorama da situação do município. Os 10.058 casos de segunda-feira (04) se transformaram em 10.289, um aumento de 231 casos positivos em 48h. 

Óbito de uma criança

A morte de uma criança de apenas um ano também acendeu um alerta em Uberaba. A confirmação do óbito ocorreu também no último documento e segundo a Saúde, a vítima estava internada em hospital público há quatro dias e sofria de comorbidades. Outro óbito entrou no rol de causados pela Covid-19, trata-se de uma idosa de 68 anos, com comorbidades, que ficou internada em hospital privado por quase um mês. 

A cidade totaliza 246 óbitos, sendo que seis foram confirmados em 2021. Há ainda um óbito sendo investigado para descartar ou confirmar o coronavírus como causa. No momento, 23 pessoas estão internadas nos leitos de UTI de Uberaba e 21 nas enfermarias, somando 44 pacientes internados.  

Motivo da alta 

As estripulias feitas durante as festas de fim de ano podem justificar o salto no número de casos. Em entrevistas à Rádio JM, especialistas já haviam dado este alerta. Na ocasião, no início da semana, a médica infectologista Danielle Borges, afirmou que Uberaba poderia registrar um aumento. “Essas festas, estas aglomerações, vão refletir sim nos próximos dias, porque vai ter uma disseminação maior do vírus. Daqui sete dias a gente vai começar a ver”, explica.

O médico infectologista Vitor Maluf, que agora faz parte do comitê técnico da Covid-19 em Uberaba, também acreditava que os casos iriam saltar. “As aglomerações e a grande quantidade das pessoas não respeitando o distanciamento social vão representar um aumento de casos como a gente tem visto no mundo, no Brasil e não será diferente em Uberaba”, afirmou.

Cenário 2020

No dia 31 de dezembro de 2020 Uberaba fechou o ano com 9.944 casos positivos da doença, 240 mortes e 38 internados. O balanço geral feito pelo governo Paulo Piau apontou que a taxa de recuperação da população exposta ao vírus estava na faixa de 94%, se mantendo ao longo de 10 semanas. Já a transmissão estava em 0,96%. Esses números, conforme o antigo Secretário de Saúde, Iraci Neto, apontavam que Uberaba estava numa curva descendente. 


Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar