Após casos suspeitos de febre maculosa Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde lançou campanha educativa, para orientar a população sobre a febre maculosa. A ação foi necessária após dois casos de morte registrados em Divinópolis, por suspeita de febre maculosa.

A Secretaria criou um campanha educativa para orientar à população sobre os riscos da doença. No começo de julho, uma jovem de 24 anos morreu com suspeita da febre. Já no fim do mês, um idoso de 81 anos, também com suspeitas de complicação em decorrência da febre maculosa morreu. Na ocasião, familiares encontraram diversos carrapatos no corpo do idoso.

Como forma de orientar à população, a SEMUSA fixou faixas em alguns pontos da cidade, como no Parque da Ilha. O aviso está bem na entrada principal e fala sobre os riscos da doença. Na pista de caminhada, outro aviso: “área infestada por carrapatos”. Na pista de cooper, ao lado teatro Usina Gravatá, outro aviso orientando à população. Os cartazes foram fixados na região dos shoppings.

Na orientação feita pela Secretaria Municipal de Saúde, a prevenção continua sendo a forte aliada. As dicas principais são:

* examinar o corpo cuidadosamente a cada três horas pelo menos, porque o carrapato-estrela transmite a bactéria responsável pela febre maculosa só depois de pelo menos quatro horas grudado na pele;

* use roupas claras porque facilitam enxergar melhor os carrapatos;

* coloque a barra das calças dentro das meias e calce botas de cano mais alto nas áreas que possam estar infestadas por carrapatos.

* tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele;

* não se esqueça de que os sintomas iniciais da febre maculosa são semelhantes aos de outras infecções e requerem assistência médica imediata. esteja atento ao aparecimento dos sintomas comuns a vários tipos de infecção e procure um médico para diagnóstico diferencial.

 

O post Após casos suspeitos de febre maculosa Secretaria de Saúde inicia campanha de prevenção em Divinópolis apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar