Obras de reestruturação do Bosque do Jacarandá estão acontecendo de forma modulada. No início do ano passado, o Ibama aprovou o projeto para reestruturação do bosque. A obra, orçada em R$1,9 milhão, está acontecendo aos poucos. Assim que o município consegue a liberação de recursos, o serviço é realizado. Neste momento o local está fechado para manutenções.
De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Borges, o projeto de reestruturação do Bosque do Jacarandá foi feito de forma modulada, para que o município pudesse realizar as ações necessárias de forma paulatina, uma vez que os recursos são altos. Assim, definiu-se uma escala de prioridades, começando pela acessibilidade. “Arrumamos o que estava oferecendo risco para idosos, deficientes e crianças, como, por exemplo, as trilhas. Preocupados com a segurança, realizamos intervenções no muro, aumentando-o. Agora, com recursos do Ministério Público Federal, instauramos licitação para revitalizar os sanitários. Enfim, o projeto vem sendo implantado aos poucos”, afirma.
À medida que as intervenções vão sendo realizadas, a Secretaria de Meio Ambiente comunica ao Ibama e ao Ministério Público, uma vez que a reforma faz parte do cronograma de ações definido em acordo judicial entre a Prefeitura de Uberaba e o MP para regularização do espaço.
Contudo, independentemente das medidas de adequações necessárias, Marco Túlio garante que o local pode funcionar normalmente, uma vez que as ações relacionadas à segurança e conforto já aconteceram. As demais medidas são adequações pequenas nos recintos para os animais. “Em momento algum o Ibama se posicionou, dizendo que o zoológico não tem condições de funcionar até que o projeto seja totalmente implantado”, diz. Quanto aos animais, Marco afirma que todos estão no local e com a manutenção regular. “E continua a busca de recursos para revitalização, temos algumas fontes para isso e estamos nos movimentando”, afirma.
Postado originalmente por: JM Online