Anteprojeto visa a alfabetização digital na terceira idade

A vice-presidente da Câmara de Montes Claros, vereadora Graça da Casa do Motor (PSL), enviou anteprojeto, ao prefeito Humberto Souto (Cidadania), solicitando a criação do “Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade”. A ideia é que idosos, principalmente da zona rural, saibam utilizar equipamentos de comunicação tecnológico, como notebooks, tablets e smartphones. 
 
De acordo com o anteprojeto, serão definidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, os critérios para o cadastramento dos interessados nos cursos a serem oferecidos pelo programa de alfabetização digital. O público a ser atendido é acima dos 60 anos de idade – terão prioridade idosos que participam de clubes da terceira idade. 
 
Segundo a proponente do anteprojeto, vereadora Graça da Casa do Motor, a pasta visa oferecer à população da terceira idade, benefícios das novas tecnologias da informação e comunicação. 
 
“Sabemos que existem muitos idosos que têm receio do computador e seus equipamentos, dessa forma se autoexcluindo da era tecnológica, achando que somente os mais jovens podem usufruir dessas ferramentas. A pandemia mostrou o quanto essas ferramentas são importantes para o dia a dia”. 
 
Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo – esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após  aprovado transformá-lo em lei. 

Postado originalmente por: VinTV

Pesquisar