Android Auto pode integrar Rádio FM/AM em sua interface, reforçando a presença do meio nos carros

Trata-se de uma corrida das big techs em oferecer mais recursos personalizados às montadoras e, consequentemente, aos usuários

Foto: Reprodução/Internet

Revisão dos códigos da atualização do sistema operacional indicam capacidade do Android Auto em incluir recepção FM/AM/HD Radio como algo nativo. O novo Android Auto, sistema operacional de espelhamento do Android em multimídias de carros, deve seguir o mesmo caminho do CarPlay da Apple: adicionar o FM/AM e rádio digital terrestre em sua interface.

Trata-se de uma corrida das big techs em oferecer mais recursos personalizados às montadoras e, consequentemente, aos usuários, o que ajuda na eventual adoção desses sistemas pela indústria automotiva.

Hoje, há uma queda de braço entre os dois lados, já que as marcas de carro desejam ter um domínio maior de seus próprios ambientes, até para que possam oferecer serviços e se diferenciar dos concorrentes. Mas pesquisas também apontam que os usuários não abrem mão desse tipo de espelhamento nos veículos.

O setor de rádio norte-americano trata a notícia do Android Auto integrar a recepção FM/AM/HD Radio como mais um passo importante na manutenção da relevância do rádio no ambiente automotivo. De acordo com portais como o Radio INK, o Google está supostamente desenvolvendo um recurso para integrar o controle do rádio do carro em sua interface de entretenimento veicular.

A novidade não é oficial, assim como ocorreu com a Apple, que anunciou a presença do FM no CarPlay em 2022. De acordo com códigos encontrados nas versões 12.3 e 12.4 do Android Auto pelo 9to5 Google, há a potencial adição de controles de “Rádio do Carro”, que permitirão aos usuários alternar entre estações de rádio AM, FM e HD diretamente pelo sistema operacional.

Atualmente, os usuários do Android Auto precisam alternar entre o espelhamento e o sistema nativo do carro para acessar as funções de rádio, levantando preocupações de funcionalidade e segurança. O mesmo ocorre ainda em versões do Apple CarPlay que não possuem maior integração de hardware com os veículos.

De acordo com a imprensa norte-americana, como a adição do rádio ainda não foi formalmente anunciada, não há outros detalhes sobre essa movimentação, incluindo como exatamente o sistema de espelhamento acessaria ou controlaria o rádio, se é necessária uma integração com anuência da montadora, entre outras questões. A inclusão dos códigos também não garante que o recurso será realmente adicionado. De acordo com a imprensa especializada, uma colaboração entre o Android Auto e o AM/FM provavelmente beneficiaria ambas as partes.

Com os automóveis permanecendo como o principal espaço de audição para o rádio via sinal terrestre em países como os Estados Unidos, a imprensa local conclui que a inclusão do meio no Android Auto traria ainda mais popularidade ao AM/FM – e seus usuários – para o aplicativo. Por outro lado, dados da Edison Research mostram que usuários do CarPlay e Android Auto passam o dobro do tempo médio de audição de áudio no carro com streaming, inclusive o de rádio.

Ainda de acordo com a mídia especializada dos EUA, o Android Auto também poderia usar os números de alcance do rádio para convencer os fabricantes de automóveis a continuar a inclusão do serviço em veículos futuros, já que alguns fabricantes preferem novas parcerias e sistemas proprietários.

*Fonte: Tudo Rádio

Pesquisar