AMIRT lamenta a perda do radialista Adão Nogueira

Radialista fez história na cidade de Ubá

Adão Nogueira

No último sábado, (25), faleceu em Ubá o radialista Adão Miguel Nogueira, aos 83 anos. Nascido na fazenda do Amianto, comunidade do Córrego dos Mendes, em Rio Pomba, dia 29 de agosto de 1940.
Mudou-se do Córrego do Sacramento para Ubá em 28 de abril de 1951, e num radinho, presente do pai, Adão ouviu muito o Ary Barroso, aos domingos, na Rádio Nacional do Rio, no programa os calouros do Ary.
Descobriu sua vocação para o rádio, aos 18 anos, quando apareceu o circo Tourada Silva, perto de sua casa, lá no bairro Laurindo de Castro, quando, juntamente com o João Vaz, brincava de locutor, anunciando o espetáculo. Percebendo sua vocação decidiu fazer testes para trabalhar nas rádios da cidade. Em 1959, com 19 anos, começou a trabalhar como operador, no programa Canta Brasil, em 16 de junho de 1959, tendo trabalhado nesta rádio pioneira da região durante 42 anos.
Começou como locutor em 1959, tendo apresentado os programas Canta Brasil, Sinfonias Tropicais e Quando Canta o Trovador, quando executava muito músicas de Nelson Gonçalves, Gilberto Alves, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Silvio Caldas e outros. Por vários anos, Adão apresentou também na Rádio Ubaense o programa As Suas Ordens, com oferecimentos musicais.
Adão fez realmente um rádio estilo popular, que informava e realmente prestava serviço de utilidade pública para a região, sendo eficiente não só no sentido comercial, mas importante para localizar e ajudar as pessoas, notadamente às forasteiras e as menos favorecidas, mormente do meio rural e da periferia.
Amando o rádio e sendo um locutor versátil, Adão se especializou mesmo como locutor sertanejo, tendo se consagrado mesmo, com o mais tradicional programa da emissora que o foi o Crepúsculo Sertanejo, que apresentava mais músicas de raiz. O seu bordão foi o mesmo durante os anos: “Alô compadre, alô comadre, quando o galo canta tudo se levanta!…Olha a hora, meu compadre… Alô, gente amiga, bom dia!”. E assim acordou a cidade de Ubá apresentando as músicas sertanejas raiz. Foi homenageado pela Continental, Roquette Pinto, considerado um dos melhores locutores de música sertaneja do país. Ele fez uma história no rádio uma das mais significativas ao longo de 50 anos de carreira. Devido à popularidade, Adão também atuou como foi vereador por Ubá, pelo PMDB, de 1977 a 1988.

Pesquisar