A associação é uma das mais atuantes do Brasil na luta pelos maiores veículos de comunicação
A Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) foi criada em 5 de setembro de 1968, por Januário Carneiro, para valorizar e lutar pelos direitos de veículos de comunicação. Completando 54 anos, nesta segunda-feira, a instituição permanece seguindo os seus princípios.
Além disso, com o passar do tempo, a AMIRT cresceu quase que na mesma velocidade que os veículos que defende: o rádio e a TV. Atualmente, a associação possui mais de 400 emissoras afiliadas e tem sua própria sede.
O presidente da entidade, Luciano Pimenta, que está em seu segundo mandato, destacou a importância da entidade.
“A função da AMIRT é defender os interesses das emissoras de rádio e TV de Minas Gerais. É a partir do trabalho da associação que conseguimos dialogar com os poderes e demais entidades e órgãos e o resultado dessa atuação garante os direitos dos radiodifusores. Por exemplo, na votação da lei que garantia a compensação fiscal das emissoras pela exibição das propagandas políticas. Como também é o caso dos convênios, assistência técnica e jurídica oferecido às associadas, tudo isso se mostra cada vez mais importante para um veículo centenário.”
Luciano Pimenta ainda ressaltou o centenário do rádio, que também é celebrado neste mês.
“Temos muito o que comemorar, da mesma forma que também temos muito trabalho pela frente.”
Para os próximos anos, o presidente espera que a associação permaneça em crescimento e na luta pelos direitos de seus afiliados.
“A AMIRT segue acompanhando todas as novidades do meio para deixar seu associado bem informado e ciente de seus direitos. Ademais, ela continua trabalhando para uma comunicação mais justa, igualitária e transparente.”
Para comemorar os 100 anos do rádio, sem esquecer do aniversário da associação, a AMIRT prepara uma grande festa no dia 27 de setembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Inclusive, no dia 26 de setembro, a AMIRT participa de uma sessão solene em comemoração ao centenário do rádio no Brasil, no Plenário Juscelino Kutbitschek, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A homenagem, que acontece às 20h, será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal no YouTube.
Confira spot e VT em celebração aos 54 anos da AMIRT:
Foto: Arte/Naiara