A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene apresentou na manhã dessa quinta-feira, no webinar de energia solar, o mais ambicioso e ousado projeto sócio econômico para a área mineira da Sudene, com o desafio de gerar 50 mil empregos. O diretor de Desenvolvimento Econômico da AMAMS, Walter Moreira Abreu apresentou o projeto “Seja Solar, Seja Solidário”, que tem como foco envolver 60 mil famílias na produção de energia solar, em investimento de R$ 400 milhões.
A webinar foi realizada pela Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) e o projeto Seja Solar, Seja Solidário ainda tem a participação da empresa SER-TÃO SOLAR e será convidado o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental (Codanorte). Desde sua posse em janeiro desse ano o presidente da AMAMS, José Nilson Bispo de Sá, “Nilsinho”, prefeito de Padre Carvalho, criou a diretoria de Desenvolvimento Econômico com o foco de criar 50 mil empregos na área mineira da Sudene.
Na sua explanação, Walter Moreira Abreu pediu o apoio da Adenor e outros órgãos de fomento ao projeto “Solar Solidário”. Ele é diretor estadual da Associação Brasileira de Geração Distribuída e mostrou que esse projeto é viável e abre uma nova janela e perspectivas para a área mineira da Sudene. Walter Abreu apontou que o mercado de energia da Cemig pode ter 5% oriundo de microgeradores, com usinas de até 75 quilowatts e que podem gerar de 20 a 25 mil empregos.
Essas pequenas usinas cumprem 13 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável fixados pela Organização das Naçoes Unidas. O projeto pretende implantar na área mineira da SUDENE 50 mil usinas de 15 quilowatts e 10 mil de 75 quilowatts, gerando 60 mil empregos. O investimento será de R$ 400 milhões.
Postado originalmente por: VinTV